23 de setembro de 2011

Análise geral da 'Era Rangnick'

Por: Diogo Magri (@DiogoMagri)


Nesta última quinta-feira foi oficializada a saída do técnico Ralf Rangnick do comando de nosso querido time. O treinador não foi demitido, pediu demissão alegando sobrecarga de trabalho e alguns problemas de saúde, como falta de energia. A minha análise de sua curta passagem pelo maior clube da Alemanha você lê nos parágrafos seguintes.

Não dá para dizer que a sua segunda passagem foi ruim. Afinal, foram conquistados a DFB Pokal e a Supercopa da Alemanha, além de ter chegado às semifinais da UEFA Champions League.

Particularmente, sempre gostei do Ralf Rangnick, desde os tempos de Hoffenheim, quando comecei a acompanhar seu trabalho. A diretoria acertou em cheio quando escolheu seu nome para substituir o melancólico Felix Magath, no primeiro semestre.

Muitas pessoas ainda justificam o sucesso da temporada passada sob o comando de Rangnick dizendo que ele já pegou um time montado pelo Magath. Eu discordo, apesar de também achar que o esquema tático usado no começo pelo Ralf é bem parecido com o de Magath - mas Rangnick conseguiu dar um fôlego a mais para a equipe, apelando principalmente ao psicológico.

Naquela partida épica, quando ganhamos por 5x2 em Milão contra a Inter, não ganhamos devido a uma qualidade superior - ganhamos na raça.

Em relação à este ano, o treinador ex-Hoffenheim tentou impôr o esquema de que mais gosta, o 4-2-3-1. Para isso trouxe bons reforços, como Fuchs e Marica. Infelizmente, o time não se acertou; e foi aí que Rangnick errou. O técnico começou a inventar demais, invertendo as posições até ganhar a fama de Pardal.

Apesar dos erros, volto a ressaltar que Ralf Rangnick não saiu - e acredito que não iria sair - por causa deles, e sim por questões particulares. Eu acreditava que o time iria se acertar em meio as competições que disputava.

A diretoria está neste momento procurando um novo nome para ocupar o cargo de treinador. Nomes como Thomas Tuchel, técnico do Mainz 05, e Hansi Flick, assistente do técnico da Seleção Alemã Joachim Löw desde 2006 foram citados, mas nada foi oficializado ainda. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário