13 de julho de 2011

Crônica: Die Lokalmatadore, os roqueiros fanáticos pelo Schalke






No Dia Mundial do Rock, nosso colaborador especial Paulino Junior decidiu fazer esta crônica sobre uma banda fanática pelo Schalke. Confiram!


“Todas as obrigações e deveres do homem que eu sei, eu aprendi com o futebol”. Assim disse o escritor Albert Camus quando recebeu o prêmio Nobel de literatura.

Faço das de Camus minhas palavras, e digo que se aprendi a ter obrigações e deveres com futebol, o rock apareceu na minha vida para contrabalancear as coisas e me ensinar a ser anárquico.

No entanto, não sou fã de “rock de arena”, de bandas do tipo Led Zeppelin e Deep Purple, que lotam estádios, gastam milhões em festas e Ferrares e esbanjam firulas sonoras. Prefiro bandas que falam do dia a dia com um som direto e reto e que não ficam à mercê das exigências do mercado fonográfico.

Por isso vou falar do Die Lokalmatadore, uma banda alemã apaixonada pelo Schalke 04.


A primeira vez que conheci a Die Lokalmatadore  foi num split com a finlandesa Klamydia (gravação de um show de 1994), e entre as canções da banda lá estava a “Schalke 04 - Liebe in Revier”. A minha admiração pelo time do Schalke teve início nos anos 90 quando a TV Cultura passou a transmitir o campeonato alemão e eu me deparei com um time que, além de ter uma sonoridade forte na pronúncia, tinha algarismos no nome. E o azul royal do uniforme se sobressaia entre todos os demais.

Mas eu estava dizendo que vi o nome da canção da Lokalmatadore e fiquei entusiasmado tanto por já ter simpatia ao clube, como pelo gosto a bons grupos musicais que encaram um time de futebol como parte do estilo. Aliás, na Alemanha é bem comum aliar um bom punk rock/hardcore/oi com times de futebol, basta mencionar o popular St. Pauli e a mais recente coletânea dedicada ao time de Hamburgo (http://sompunk.blogspot.com/2011/04/va-st-pauli-einhundert.html).

O Die Lokalmatadore surgiu nos anos 80 na cidade de Mülheim an der Ruhr, e lançaram o primeiro LP em 1990, “Ein Leben für die Ärmsten”; depois de vários singles, inclusive o “Dat is Schalke 04”, com o nome de Die Pokalmatadore.


O Lokalmatadore logo no começo teve a adesão de punks e skinheads, tornando-se, portanto, uma banda skunk; ou como alguns mais recentemente preferem designar: streetpunk. E o negócio é isto mesmo: punk rock seco, recheado de refrões que aludem a gritos de arquibancada, e de vez em quando rola um ska. Os temas são aqueles típicos do som punk e oi: rotina, truculência policial, bebedeira, mulheres e... futebol. A banda também não dispensa doses de bom humor e tem o seu trinômio como prioridades da vida: Fussball, Ficken, Alkohol (Futebol, foder, álcool).

Para muitos o melhor disco da banda é o “Heute ein Köning”, de 1994. Mas o Lokalmatadore faz um som tão honesto que é difícil não gostar de qualquer álbum dos caras.  

O site da banda é: www.lokalmatadore.com. Cliquem no tópico “Kunstwerke” e divirtam-se com os desenhos, inclusive com o que tem um cara limpando a bunda com um cachecol amarelo e preto (as cores do arquirrival Borussia Dortmund).

Agora curtam esta versão de Blau & Weiss:  http://wn.com/Die_Lokalmatadore.

 Paulino Junior é escritor e autônomo, mora atualmente em Florianópolis-SC e é torcedor do Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário